domingo, 10 de julho de 2011

A fonoaudióloga Renata Muniz me entrevistou sobre a importância da amamentação. Aqui tem um pouquinho do nosso bate papo.


A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃOO ato de amamentar provoca uma estimulação em toda a região oral desde o nascimento,  isso proporciona o bom desenvolvimento e equilíbrio da musculatura oral que tem participação na fala, sucção, mastigação e deglutição, além é claro de favorecer  a respiração nasal.
Para esclarecer algumas duvidas, eu realizei uma entrevista com a Dra. Daniele Ditomaso, cirurgiã dentista que gerencia uma clinica multidisciplinar chamada LIFECLIN na cidade de São Carlos-SP, que oferece os serviços de Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia e Acupuntura.

-Rê: Nós sabemos que o leite materno traz benefícios. Explique um pouco para nós sobre a importância dele no desenvolvimento bucal.
-Dani: O leite materno, além dos valores nutricionais, também tem grande importância no desenvolvimento da face e na prevenção da Síndrome do Respirador bucal.
A criança aprende a inspirar deglutir e expirar, mantendo os lábios vedados, e a língua posicionada corretamente. A mãe deve deixar a criança em posição ortostática (em pé) ou semi ortostática, para não deixar o ar passar pela boca durante a amamentação. Este, por sua vez, irá passar pelas vias aéreas, estimulando o crescimento do terço médio da face.

-Rê: Se a mãe não produzir leite e a criança tiver que usar a mamadeira, o que pode ser feito para diminuir esses efeitos?

-Dani:
O bico da mamadeira normalmente é muito grande. O ideal, é comprar uma mamadeira sem orifício, e fazer um com uma pequena agulha, soltando em média de 20 a 30 gotas por minutos.Como no peito a criança tem que fazer esforço para mamar, o furo no bico da mamadeira tem que ser bem pequeno, para que o movimento de SUCÇÃO seja o mesmo. O bebê tem que demorar para mamar. Esse esforço é importante porque trabalha a musculatura de todo o rosto, promovendo crescimento da face.
 Assim, a criança conseguirá fazer o movimento sem sufocar porque senão, ela movimentará também a língua de maneira errada. Hoje, usa-se muito o copo, substituindo o uso da mamadeira.
-Rê: E sobre o uso das chupetas?
-Dani: Nós orientamos a mãe oferecer a chupeta para satisfazer a necessidade de sucção. Para saber se o choro da criança é por esse motivo, a mãe deve encostar a chupeta na boca e perceber se ela faz o movimento de busca e sucção. A criança trabalhará a musculatura até cansar e dormir. Nesse momento, a mãe deve retirar a chupeta para existir o vedamento labial. Complementando sua pergunta eu oriento sobre o bico ortodôntico pois ele imita a posição do peito da mãe na boca do bebê, que acaba realizando o movimento correto de sugar (tanto a mamadeira quanto a chupeta) 
 -Rê: Exemplifique alguns efeitos deletérios desses hábitos.
-Dani Como dito anteriormente, a criança pode desenvolver a Síndrome do Respirados Bucal, provocando o afundamento do palato, porque a língua deixa de estar em contato com ele e não o estimula. Já a chupeta por tempo prolongado, pode desenvolver a chamada "mordida aberta" e outras conseqüências como problemas na fala, no desenvolvimento facial, ressecamento da gengiva, narinas estreitas poderão ser observadas.
Para concluir: A fase que a criança está em desenvolvimento é de extrema importância e exige cuidados. Qualquer dúvida, sempre procurar um profissional para orientar a melhor maneira de conduzir. Se por sua vez, a criança já estiver com algum hábito deletério, o ideal é realizar um tratamento multisdiciplinar, envolvendo principalmente a área médica, odontológica e fonoaudiologia.
Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário