terça-feira, 24 de abril de 2012


Fique atento às doenças respiratórias no outono

 

 

O outono chegou; com ele vem àqueles dias maravilhosos de sol, sem nuvens e com calor durante o dia e um friozinho gostoso à noite. Tudo parece lindo e perfeito, mas não é pelo menos em se tratando de doenças respiratórias

Este tempo quente e seco faz com que ocorra uma piora da qualidade do ar, com aumento de partículas e da poluição. Além disso, há uma grande variação de temperatura entre o dia e a noite. Tudo isso facilita o surgimento de doenças respiratórias em crianças, principalmente até os 4 anos de idade e naquelas mais suscetíveis às enfermidades alérgicas como bronquite, asma, rinites, sinusites gripes e resfriados.
Tente minimizar os problemas respiratórios de seus filhos pequenos, evite aglomerações, lugares fechados e pessoas com resfriados ou infecções de vias aéreas. Ofereça muito líquido ao pequeno, e se o nível de umidade do ar cair muito, usar um umidificador ou colocar uma vasilha com água no quarto da criança. Inalações com soro fisiológico também podem ajudar.
Ambientes fechados, ar mais poluído e o convívio próximo dos pequenos em creches e escolas criam as condições ideais para a transmissão de doenças respiratórias, como asma ,bronquiolite , gripe, pneumonia, cada uma provocada por um vírus específico.
Em conseqüência do habitual aumento dessas doenças nos períodos de outono e inverno os pais devem tomar alguns cuidados preventivos e permanecerem atentos aos primeiros sintomas, pois em grande parte dos casos é possível promover a recuperação da criança com medidas simples, tomadas no próprio ambiente familiar.
Manter os cômodos arejados e fornecer aos filhos uma alimentação equilibrada, acompanhada de uma hidratação constante, costumam ser eficientes medidas de prevenção. A criança bem alimentada, com uma dieta rica em ferro, vai lidar melhor com a doença”, Para a prevenção de gripe, outro aliado poderoso tem sido a vacina contra o vírus influenza, causador dessa doença. A gripe, aliás, é a única entre as doenças respiratórias comuns nesta época do ano a ter uma vacina que ajuda na sua prevenção. Outra recomendação simples, que pode auxiliar a interromper o elo da transmissão em escolas e creches, é a limpeza semanal dos brinquedos com água e sabão. É muito comum que as crianças levem os brinquedos à boca, transformando-os sem querer em meios para a transmissão de doenças. A limpeza dos brinquedos diminui muito a incidência de doenças transmissíveis.



Saiba um pouco sobre essas doenças:

Asma
A asma é uma doença crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório. Geralmente ocorre um estreitamento das vias respiratórias decorrentes da exposição ao fumo, poluentes, ar muito frio ou substâncias que causam alergia, como o pólen, certos alimentos, perfumes e outros.
A doença se manifestam como crises de falta de ar, hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas. As crises de asma ocorrem principalmente à noite.
Não há como prevenir a existência da doença, mas sim evitar seus sintomas. Para isso é essencial à consulta com um médico especialista, que além de passar ao paciente medidas educativas, indicará um tratamento com medicamentos que melhorem o fluxo aéreo e diminua as crises.
A pessoa ainda pode evitar as crises respiratórias evitando a exposição aos catalisadores (causadores) das crises asmática, além de manter o ambiente em casa e no trabalho, bem limpos e ventilados.

Bronquiolite
A bronquiolite é a afecção respiratória aguda, mais frequente em crianças nos dois primeiros anos de vida. Ela é uma inflamação dos bronquíolos, de origem viral, com alta frequência entre março e junho.
O s sintomas são parecidos com os da asma: tosse, chiados e dificuldade respiratória, devido a grande presença de secreções nas vias respiratórias. Por se tratar de uma afecção benigna, a melhora se dá de forma espontânea após alguns dias.
O Vírus Respiratório Sincicial (VRS) é dos principais causadores da bronquiolite.
Por ser transmitida por vírus, evitar o contato com pessoas doentes é uma forma de se prevenir de várias doenças.

Gripe
A gripe também é causada por vírus. Ela é uma infecção mais grave que o resfriado. Provoca dores musculares, tosse, corrimento nasal, dor de garganta, febre alta e inflamação das vias respiratórias.
Os sintomas surgem em até uma semana após a exposição ao vírus, e podem durar por até dez dias. Se agravada a gripe pode trazer várias complicações, entre elas estão a bronquite e a pneumonia.
O tratamento pode começar em casa com repouso, ingestão abundante de líquidos, fazendo compressas frias, no entanto somente um médico é capaz de diagnosticas e indicar um remédio ou um tratamento adequado.
Para prevenir da gripe, procure mantenha uma alimentação balanceada, ingerir líquidos, dormir pelo menos oito horas por dia e praticar de exercícios. Dessa forma mantém a imunidade do corpo em alta.
Outras formas de prevenção é sempre lavar as mãos, evitar aglomerados de pessoas, principalmente se houver pessoas doentes no local, e caso pertença ao grupo de risco, vacinar-se anualmente.

Resfriado
É uma infecção que ocorre com trato respiratório superior (nariz e garganta). É uma doença causada por vírus e pode ser transmitida através de tosse, espirro ou contato pessoal com um doente. A baixa resistência do organismo pode ajudar no contágio.
Os sintomas geralmente aparecem em até três dias após o contato da pessoa com o vírus e podem durar até duas semanas. Os sintomas mais comuns são: Obstrução nasal, tosse, ronquidão, dores no copo e na cabeça, secreção nasal e febre (mais comum em crianças).
O tratamento pode variar dependendo dos sintomas apresentados. Para isso é sempre bom passar por um médico, antes de tomar qualquer medicamento.
Para se prevenir e diminuir o risco de contrair um resfriado, alguns cuidados simples são muito eficazes, como por exemplo: Lavar frequentemente as mãos, evitar contato intimo com pessoas resfriadas, não compartilhar o mesmo copo com outras pessoas, tomar bastante água, entre outras.

Asma
A asma é uma doença crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório. Geralmente ocorre um estreitamento das vias respiratórias decorrentes da exposição ao fumo, poluentes, ar muito frio ou substâncias que causam alergia, como o pólen, certos alimentos, perfumes e outros.
A doença se manifestam como crises de falta de ar, hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas. As crises de asma ocorrem principalmente à noite.
Não há como prevenir a existência da doença, mas sim evitar seus sintomas. Para isso é essencial à consulta com um médico especialista, que além de passar ao paciente medidas educativas, indicará um tratamento com medicamentos que melhorem o fluxo aéreo e diminua as crises.
A pessoa ainda pode evitar as crises respiratórias evitando a exposição aos catalisadores (causadores) das crises asmática, além de manter o ambiente em casa e no trabalho, bem limpos e ventilados.

Rinite
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Uma em cada 7 pessoas apresenta rinite alérgica, tanto adulto quanto criança. As rinites têm várias causas, desde resfriados, produtos químicos irritantes, até medicamentos e alergia. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites e muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma "sinusite" com dor de cabeça crônica. Os sintomas mais comuns são: espirros em sucessão,especialmente pela manhã;  o nariz escorre, e ficar obstruído;coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca; olfato ruim, e dores de cabeça.
A rinite alérgica não é contagiosa, não passa de pessoa para pessoa com o convívio social ou íntimo. Os pais podem transmitir para os filhos através dos genes, das suas características familiares; por isso pais e filhos muitas vezes têm sintomas semelhantes.
A rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura. Quem tem rinite alérgica pode viver sem sintomas, como qualquer um, quando a rinite for tratada corretamente.
Quanto mais se entrar em contato com as substâncias que causam alergia, piores são os sintomas. Os agentes irritantes da atmosfera poluída pioram muito os sintomas, assim como substâncias químicas e produtosde limpeza. Fumaça de cigarro,inseticida, tintas, combustíveis e até perfumes pioram a rinite alérgica.

PREVENÇÃO É A MELHOR ESCOLHA, FIQUE POR DENTRO!

 

1. Lave as mãos frequentemente.

Esta é provavelmente a melhor medida única para prevenir a transmissão de resfriados. Especialmente depois de fazer compras, ir ao ginásio, ou passar o tempo em lugares públicos, lavar as mãos é fundamental. Lavagem frequente das mãos pode destruir o vírus que tenham adquirido a partir de superfícies tocantes utilizados por outras pessoas. Você também pode levar um pequeno tubo de álcool 70  para as mãos ou toalhetes de mão saneantes ao visitar locais públicos. Ensine seus filhos a importância da lavagem das mãos também.

 

2. Evite tocar o seu rosto.

O mais importante, evitar tocar o nariz, boca, e áreas dos olhos, se você estiver perto de alguém que apresente os sintomas.

 

3. Não fume

A fumaça do cigarro pode irritar as vias respiratórias e aumentar a susceptibilidade a resfriados e outras infecções. Mesmo a exposição ao fumo passivo pode fazer com que você (ou seus filhos) mais vulnerável a resfriados.

 

4. Utilize itens descartáveis ​​se um membro da família está infectado.

Copos descartáveis ​​podem ser jogados fora após cada utilização e evitar a propagação acidental do vírus de compartilhamento de copos, taças ou talheres. Isto é particularmente importante se você tiver crianças pequenas, que podem tentar beber em copos dos outros.

 

5. Manter as superfícies domésticas limpas.

Maçanetas das portas, gavetas, teclados, interruptores, telefones, controles remotos, bancadas e pias podem abrigar todos os vírus horas após a sua utilização por uma pessoa infectada. Limpe estas superfícies frequentemente com sabão e água ou uma solução que desinfete.

 

6. Lavar brinquedos

Se seu filho tem um resfriado, lave seus brinquedos, bem como quando você está limpando superfícies domésticas e itens comumente utilizados.

 

7. Use toalhas de papel

Use toalhas de papel na cozinha e também no banheiro  para lavar as mãos. Os germes podem viver por várias horas sobre toalhas de pano. Alternativamente, tem toalhas separadas para cada membro da família e fornecer outra toalha se tiver um hóspede.

 

8. Jogue fora depois de usar tecidos (lenços, fraldas)

Tecidos utilizados são fontes de vírus que podem contaminar qualquer superfície onde são deixados.

 

9. Manter um estilo de vida saudável

Enquanto não há evidência direta para mostrar que comer bem ou praticar exercícios podem prevenir resfriados, a manutenção de um estilo de vida saudável, com sono adequado, boa nutrição e exercício físico pode ajudar a garantir que seu sistema imunológico esteja em boas condições e prontos para combater a infecção caso ocorra.

 

10. Controle o estresse

Estudos têm mostrado que pessoas que vivem em estresse emocional têm um sistema imunológico enfraquecido e são mais propensos a pegar um resfriado e outras doenças acima citadas.

 

"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos."
( Mahatma Gandhi )


Natalia Maria Squassoni
Fisioterapeuta 
CREFITO 3/147004F

Nenhum comentário:

Postar um comentário