quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Confira logo abaixo a publicação do jornal 1ª página, que conta com a participação  de uma psicóloga Larissa locachevic  aqui da Lifeclin:


Seduzir e atrair olhares: o fetiche por sapatos


A maioria das mulheres é unânime quando o assunto é sapato! Elas simplesmente amam e normalmente preferem os de salto alto. São muitos os modelos, cores, formas, materiais e tamanhos. Os sapatos são capazes de causar efeitos no comportamento, atitude, postura e até vida sexual das pessoas.
Segundo o designer de sapatos Fernando Pires, a tara pelos tem algumas teorias, uma delas vem da história da Cinderela, que já na infância deixa algo no subconsciente das mulheres. Outra seria uma influência no campo sexual. “A Cinderela incute na menina a ideia de que os sapatinhos de cristal trazem um príncipe e um castelo, ou seja, é algo transformador na vida delas. A segunda, mais picante, seria que o calçar de um sapato representa um ato sexual onde o pé se acopla perfeitamente ao sapato”.
Para a psicóloga comportamental Larissa Locachevic o fetiche está na busca pela beleza e status. “Os sapatos de salto deixam a mulher mais elegante e atraente, sem falar no status que eles proporcionam. Na busca desse status, elegância e beleza a mulher adquire cada vez mais pares. E isso está se estendo para as crianças que também querem usar salto alto cada vez mais cedo sendo influenciadas pela mídia, cultura e até pela família”.
Um belo sapato é capaz de melhorar a postura, empinar seios, bumbum e claro dar altura. Porém esse fascínio vai além. “Nas mulheres ele traz essa sensação de poder. A mulher que gosta de sapatos se sente bem, mais bonita e atraente. O sapato tem o poder de aumentar a auto estima e segurança dessas mulheres. Já nos homens ele tem o poder de atrair os olhares, de fazer com que sintam atração por aquela mulher poderosa”, diz Larissa.
Na opinião de Fernando Pires o fascínio que os homens sentem ao ver uma mulher em cima do salto alto se deve ao fato do acessório fazer parte exclusivamente do universo feminino. “É o único elemento que podemos dizer que é somente delas. O salto alto tem o poder de transformar as mulheres em dominadores no imaginário masculino”.
O sapato pode realçar características pessoais de quem usa. Larissa dá dois exemplos claros. “Uma mulher comunicativa, extrovertida e segura certamente se sentirá bem usando um sapato que irá mostrar com mais intensidade essas características pessoais. Outra pessoa mais tímida e reservada pode não se sentir bem com o salto, mas nada impede de usá-lo e em alguma ocasião se sentir melhor com ele. Depende muito do momento que cada mulher está vivendo, dos objetivos que está buscado e como está se sentindo com tudo isso”.
“É importante estar atento também para o contexto em que o uso do salto está inserido: se é uma festa, casamento ou no dia a dia. Isso também indica mais sobre como é essa mulher”, finaliza a especialista.

Curiosidades sobre os sapatos
1) Os sapatos de salto alto já existiam desde o antigo Egito cerca de 3500 aC. Nessa época eles eram usados por membros das classes mais altas, representando status e essa ideia seguiu por muitos anos a frente. 
Há séculos que as mulheres perdem a cabeça pelos sapatos. Josephine, a primeira esposa de Napoleão Bonaparte, por exemplo, usava de 5 a 6 pares diferentes todos os dias. Já Maria Antonieta jamais usava o mesmo sapato duas vezes. Ela possuía cerca de 500 pares, catalogados por cor, tamanho e data. Imelda Marcos a famosa ex-primeira dama das Filipinas possuía mais de 3000 pares. Outro exemplo é a rainha da Inglaterra que sempre tem dois pares do mesmo modelo e os leva sempre que viaja para o caso de precisar fazer substituições.
A grande diva do cinema Marylin Monroe era apaixonada por sapatos e os considerava mais importantes que a lingerie na hora de seduzir.

2) Um dos principais designers de sapatos do mundo na atualidade é o francês Christian Louboutin, ele já criou modelos para as grifes Christian Dior, Chanel e Yves Saint Laurent. Sua marca registrada são os solados em vermelho em todas as suas criações. Seus sapatos podem ser vistos nos pés das principais estrelas do musica e do cinema e nos editorias das principais revistas de moda. Um par pode custar cerca de 10 mil reais.

3) No Brasil o designer Fernando Pires é o queridinho das celebridades e ficou conhecido por criar designs de sapatos femininos. Ele produz calçados para composição de figurino em desfiles, telenovelas e teatro. Atualmente, possui uma loja na badalada região dos Jardins em São Paulo. Seus sapatos já foram usados até pela cantora pop Madonna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário