quarta-feira, 2 de outubro de 2013

                              A ACUPUNTURA NA ODONTOLOGIA

A acupuntura ajuda o paciente no atendimento odontológico, principalmente devido a sua ação analgésica. Estudos confirmam que o estímulo de acupuntura faz o sistema nervoso central liberar na corrente sanguínea opióides endógenos, 700 vezes mais fortes que morfina.  

Por que usar acupuntura?
 Na odontologia os tratamentos de acupuntura podem ser feitos durante o atendimento do paciente na própria cadeira odontológica. As situações indicadas envolvem todas as especialidades da odontologia. É pré-requisito para o bem-estar do paciente, por diminuir salivação intensa e a náusea, que atrapalha muito os tratamentos, em apenas alguns minutos. Relaxa a musculatura nos procedimentos que exigem ficar muito tempo com a boca aberta, diminui sangramento nas cirurgias, ajuda nos tratamentos endodônticos (de canal) a melhorar dor e a infecção. Na periodontia, ajuda na diminuição da gengivite e sangramentos. Na odontopediatria ajuda a acalmar a criança. A eficácia é comprovada na hora do procedimento ou às vezes no dia seguinte no caso, por exemplo, de herpes labial ou afta que doem e incomodam muito, no máximo no dia seguinte já existe a redução dos sintomas; casos em que existe trismo (travamento bucal).

Até onde a acupuntura alcança um  tratamento odontológico (cáries, canais, dores etc)?
 A acupuntura funciona como complementação nos tratamentos odontológicos, podendo dar uma melhor condição no momento do procedimento, mas se for efetuada acupuntura sistêmica, a ação de prevenção de cáries, de inflamações e principalmente de dores é muito efetiva. O objetivo principal do tratamento é equilibrar o organismo, melhorar o sistema imunológico e com isso restabelecer e manter a saúde.

 A aplicação das agulhas é feita apenas na gengiva ou se estende para o corpo todo?
 A aplicação da acupuntura é efetuada nos pontos de acupuntura sistêmicos, localizados no corpo todo, também é realizado tratamento através da auriculoterapia que utiliza os pontos da orelha.

 Existem casos em que é possível usar apenas a acupuntura como tratamento?
 Geralmente os tratamentos odontológicos devem ser efetuados, a acupuntura vai facilitar o trabalho do dentista, mas não pode substituí–lo. No caso de trismo, que é travamento dos maxilares, o indivíduo não consegue abrir a boca, a acupuntura por si só consegue tratar e nos casos de paralisia facial também só com acupuntura dá para restabelecer a normalidade dos movimentos da face), o resultado é na mesma sessão.



 A acupuntura apesar de  ser uma terapia milenar faz parte hoje de uma abordagem super atual para o profissional que quer se diferenciar no mercado de trabalho e que busca  por resultados de tratamentos mais rápidos e mais agradáveis para seus pacientes.

A Clínica LifeClin oferece o serviço "Acupuntura na Cadeira da Dentista". Qualquer dúvida, estamos a disposição!!


                                                                                                 Natalia Maria Squassoni
                                                                                                 Fisioterapeuta e acupuntura
                                                                                                  Crefito 3/147004-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário