quarta-feira, 22 de maio de 2013

PRIMEIROS DENTINHOS ESTÃO NASCENDO... E AGORA?

A idade média do surgimento dos primeiros dentinhos é por volta dos 6 a 7 meses e se completa por volta dos 2 a 3 anos de idade, porém, pode ocorrer alguma demora e isso é considerado normal, a preocupação deve ocorrer se não houver sinal dos dentinhos  até 1 ano e meio, daí então é necessário procurar um especialista. Há alguns casos em que a criança já nasce com um dentinho, ou o desenvolve logo nas primeiras semanas de vida, este dentinho é chamado de dente neonatal e é comum ocorrer, mas requer atenção, de primeiro momento precisa observar se não está machucando a língua do bebê e o seio da mãe na hora da amamentação, se estiver ocorrendo isso, um especialista deve fazer um polimento para evitar tal machucado, agora, se o dentinho estiver mole a criança pode aspirá-lo, então um odontopediatra pode extraí-lo e no tempo ideal outro dentinho irá nascer.  ATENÇÃO: A MAMÃE NÃO PODE RETIRAR O DENTINHO NEONATAL EM CASA.
A função principal dos dentinhos de leite é de servir como guia para a dentição permanente, além de auxiliar na mastigação e desenvolvimento da fala.
Os primeiros dentes que surgem são os incisivos centrais inferiores, logo em seguida são os incisivos centrais superiores e aos 3 anos, a criança tem ao todo 20 dentes na arcada dentária, 10 dentes superiores e 10 dentes inferiores.
Juntamente com o nascimento dos dentes de leite, os bebês começam a se sentar sozinho e explorar o ambiente com as próprias mãos, daí, há curiosidade em levar até a boca tudo o que consegue pegar, com isso, todas as impurezas do ambiente são transportadas para dentro do organismo do bebê ocasionando estados febris, vômitos e diarréias.
O mais difícil para as mamães nessa fase dos primeiros dentinhos, é o comportamento da criança, pois elas ficam irritadas com muita facilidade, afinal de contas, a pressão dos dentes na gengiva provoca coceira e dor, a gengiva fica abaulada e esbranquiçada, há o aumento da salivação devido ao amadurecimento das glândulas salivares e o bebê não consegue deglutir tudo o que é necessário, além disso, o sono também fica alterado devido a todos esses sintomas mencionados.
Nessa época, as crianças sentem necessidade mastigar, morder e uma grande ajuda para as mamães são os mordedores, principalmente os mordedores que vão à geladeira, pois, a temperatura gelada provoca alívio do desconforto, a massagem também é bem vinda, basta deixar a mão bem limpa e massagear toda a gengiva da criança. Se a criança utiliza chupeta, ela sentirá muita necessidade em chupá-la e mordê-la, então, é preciso observar o grau da necessidade e tomar cuidado para que não prejudique no desenvolvimento e crescimento de seus dentes, visto que assim que tais dentinhos surgirem, não há mais necessidade de usar mordedores, tal uso poderá prejudicar ao invés de ajudar, e as consequências são várias, pois o uso prolongado dos hábitos orais, seja qual for (chupeta, mamadeira, dedo, mordedores), pode influenciar no desenvolvimento da fala, alterando o tônus da língua, posicionamento correto dos dentes e articulação. Assim sendo, todas as mamães devem ponderar seu uso (hábitos orais), oferecendo quando for necessário, a fim de suprir as necessidades dos bebês e retirando assim que possível para não haver dependência de tais hábitos causando prejuízos em sua fala.
Qualquer dúvida procure um profissional nesta área para receber as orientações adequadas.
Fga. Renata Muniz
CRFa 15565
Retirado do site:  http://portaldafono.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário