Além do distúrbio de atenção que compromete a aprendizagem,
em alguns casos pode-se observar comportamentos hiperativos, podem surgir
dificuldades cognitivas como a linguagem, cálculo, reconhecimento e planejamento.
As crianças reagem mais rápido do que os adultos à
acupuntura, tem menos defesas emocionais e a energia flui mais suavemente.
Portanto os resultados podem ser observados mais rapidamente.
São utilizadas diversas técnicas, desde as agulhas
sistêmicas que são indolores, auriculoterapia com pontos cristais, semente de
mostarda e magneto.
Para a Medicina Chinesa, os distúrbios de atenção e
concentração estão relacionados com a deficiência de energia do Baço,
considerada a ‘residência do intelecto’. Se o Baço estiver debilitado, o
intelecto estará entorpecido, o pensamento lento, a memória prejudicada e a
capacidade de se concentrar e memorizar estarão deficientes.
Com as técnicas de acupuntura é possível harmonizar a
energia deste órgão, portanto se o Baço estiver forte, o pensamento será claro,
a memória boa e o individuo terá a capacidade de estudar e criar idéias.
O Baço envolve o intelecto, mas não é o único envolvido no
processo de aprendizagem. O Coração envolve o Shen (mente), responsável pela
memorização de fatos do passado, o pensamento claro e enfrentar as
adversidades. O Rim se responsabiliza pela força de vontade, nutre o cérebro e
influencia a memória recente. Cuidando desta dinâmica pode-se formar a tríade
do pensamento, lembrança e memorização, essenciais para um bom desempenho
escolar.
Tonificando e harmonizando a energia destes três órgãos, é
possível alcançar um maior desenvolvimento intelectual, mudanças no convívio
social, hábitos alimentares e qualidade do sono.
Mesmo que a acupuntura ajude nestas questões, é importante
destacar que a alimentação balanceada e boas noites de sono também são
necessárias neste processo!
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Natalia Squassoni
Fisioterapeuta e Acupunturista.
Crefito3/147004-F
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