quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Desfrute da reflexologia

Conheça uma prática milenar suave e segura que visa a saúde integral e tem trazido alívio no controle da dor.


 Todo mundo gosta de uma boa massagem nos pés. Mas, quando ela é realizada por especialistas em reflexologia, seu efeito não é apenas relaxante, mas pode auxiliar no tratamento de doenças físicas e psicológicas. Reconhecida pelo Ministério da Saúde do Reino Unido como uma terapia complementar, a técnica possui tradição milenar e já era conhecida na antiguidade em países como Egito, Índia e China. No início do século XX, o otorrinolaringologista americano William Fitzgerald descobriu a reflexologia moderna (terapia zonal), que pressupõe linhas de energia ramificando-se por todo o corpo. A prática compreende a estimulação de determinados pontos situados nos pés, que se relacionam a regiões específicas do corpo humano, conhecidas como áreas reflexas. Cada área corresponde aos órgãos, nervos, glândulas e partes do corpo inteiro. A partir da pressão desses pontos, o corpo relaxa, a circulação sanguínea melhora e os órgãos e glândulas se equilibram. Como a maioria dos problemas de saúde está relacionada ao estilo de vida, a reflexologia se apresenta como uma terapia útil, não invasiva, sem contra indicações, que estimula o funcionamento correto do corpo, fortalecendo o organismo e desbloqueando tensões.
A técnica pode ser aplicada em qualquer pessoa: bebês, idosos, grávidas e até em pacientes oncológicos, ou como parte dos cuidados paliativos. Estudos científicos preliminares têm demonstrado que a reflexologia é efetiva para distúrbios como ansiedade, estresse, tensões, constipação crônica, diabetes do tipo 2, bem como no controle da dor.   O objetivo final é o equilíbrio integral. Por isso, a terapia é indicada para todo tipo de patologia, a menos que seja um caso cirúrgico, onde houve uma fratura exposta
Numa primeira visita, o terapeuta observará atentamente a pessoa e investigará seu histórico para conhecer seus hábitos de vida. Após essa primeira fase, ela será convidada a se sentar ou a se deitar para exame dos pés. Avaliadas as áreas a serem tratadas, as sessões terão duração média de 20 minutos. E as sessões serão semanais ou, em casos mais graves, poderão ocorrer a cada três dias. "É difícil dizer quanto tempo durará o tratamento, pois isso dependerá da evolução e da saúde de cada um.

Curiosidades:
Segue o princípio de que todos os órgãos do corpo, estão conectados através de canais de energia, ativadas em pontos específicos dos pés.
Existem aproximadamente 70 mil terminações nervosas nos pés, com pressão ou calor nesses terminais nervosos, estimula-se o órgão do corpo.
A reflexologia podal alivia o estresse e traz inúmeros benefícios ao equilíbrio do organismo.

Benefícios:
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Estimula e revitaliza o fluxo de energia do corpo
  • Propicia prazer, relaxamento e bem-estar
  • Promove a manutenção e o equilíbrio das funções do organismo.




Natália Maria Squassoni
           Crefito3/41491F
               Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário