sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Drenagem Linfática Manual. Conheça um pouco....

A Drenagem Linfática Manual é um método de massagem manual que tem como objetivo favorecer a eliminação de líquido e toxinas que estão em excesso no corpo. As pressões devem ser suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, seguindo sempre o trajeto dos vasos linfáticos.

Como funciona?
O sistema sanguíneo leva nutrientes e retira as substâncias tóxicas dos tecidos, além de ter uma permeabilidade que permite sair do vaso sangüíneo liquido e algumas substâncias que vão ficar acumuladas entre as células. Os capilares linfáticos tem a função de reabsorver esse liquido rico em proteínas, mucopolissacarídeos, lipoproteinas, ácidos graxos, bactérias e fragmentos de células. Nos capilares linfáticos esse liquido passa a se chamar linfa, que flui para os vasos linfáticos e chega nos gânglios linfáticos (onde as bactérias e outras partículas estranhas são aprisionadas e destruídas).
Os vasos linfáticos profundos transportam a linfa para dois grandes canais que desembocam nas veias subclávias e jugular direitas e esquerdas, onde ocorre a mistura da linfa com o plasma sangüíneo.

Como se manifesta uma circulação linfática deficiente?
O corpo fica sobrecarregado, por um excesso de liquido que não consegue reabsorver. Os resultados são: celulite, retenção de liquido, peso nas pernas e aparecimento de edema.

Como elima-se o excesso de líquido e toxinas?

Por estimulação ao funcionamento dos rins, todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina, portanto, é comum sentir vontade de urinar com mais freqüência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita.

Quais são as indicações para Drenagem Linfática?
Algumas indicações da Drenagem Linfática são: período pré-menstrual; celulite; pré e pós operatórios; pós-mesoterapia; edemas e linfedemas, sensação de cansaço nas pernas, gravidez, inchaços, retenção hidrica, acne, entre outros problemas.


A Drenagem Linfática Manual dói?
Não, como já foi dito as pressões devem ser lentas, suaves e relaxantes. Uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Os capilares linfáticos, responsáveis pela captação da linfa estão localizados logo abaixo da pele, e acima dos músculos, portanto não existe "Drenagem Linfática Profunda".

Por que sempre devemos fazer Drenagem Linfática?
Além de todas as indicações já citada, ativa o sistema vegetativo, aumentando a sensação de relaxamento, ajudando a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos, aumentando a eliminação de toxinas por diurese em até 24 horas. É sempre bom lembrar e recomendar que a Drenagem Linfática deve ser praticado por fisioterapeutas ou profissionais com profundos conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático, além da técnica a ser utilizada.


Natália Maria Squassoni
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário