terça-feira, 27 de março de 2012

Dentes do Siso.


Nós temos dividido em nossa boca grupos de dentes que desenvolvem funções diferentes durante a mastigação. Os molares, que ficam lá no final da arcada servem para “moer” o alimento, facilitando o processo digestivo. 
Antigamente, a nossa comida tinha consistência mais dura, e precisávamos de 12 molares para fazer esse serviço. Com a evolução, os alimentos foram ficando mais pastosos, e hoje nos viramos muito bem com apenas 8 molares, por isso muitas pessoas nascemos sem os dentes do siso. Aliás, esse dente tem o nome também de 3. Molar ou popularmente dizemos “dente do juízo”, por ser o último dente a erupcionar, por volta dos 18 anos de idade.


Se você não teve tanta sorte, e existe o 3. Molar em sua boca é preciso ficar atento se há espaço suficiente para ele se desenvolver. Não existindo, muitas vezes indicamos a sua extração. Por se tratar de um procedimento cirúrgico, exige cuidados pré e pós-operatórios. Com remédios e anestésicos eficientes, controle de esterilização e profissional capacitado, a cirurgia não precisa ser encarada como um “bicho de sete cabeças”. 


O melhor de tudo é a informação. Com um exame radiográfico em mãos, o cirurgião dentista irá explicar para o paciente a melhor conduta a ser seguida. Não perca tempo, faça uma avaliação do seu “juízo”, e não tenha dores de cabeça futuramente.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima,

Daniele Ditomaso
CRO92419

Nenhum comentário:

Postar um comentário