quinta-feira, 22 de março de 2012

Saiba mais sobre o câncer de mama...


O câncer de mama é o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima dessa faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).        

Fatores de risco:
- Ser do sexo feminino;
- Exposição à radiação ionizante em idade inferior a 35 anos;
- Obesidade;
- Menarca precoce (idade da primeira menstruação);
- Menopausa tardia (idade da última menstruação);
- Ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos;
- Nuliparidade (não ter filhos);
- Fazer terapia de reposição hormonal pós-menopausa;
- Ingestão regular de álcool, mesmo em quantidades moderadas;
- Casos da doença na família;
- Ocorrência anterior de câncer de mama, sendo esse um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de uma nova doença;
O câncer de mama pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, entretanto, esse tipo de câncer é muito mais comum em pessoas do sexo feminino, sobretudo acima dos 60 anos, sendo esse o principal grupo de risco da doença.É importante ressaltar que o câncer de mama é uma doença que depende de muitos fatores, tanto genéticos quando ambientais. Se você está em algum grupo de risco, consulte regularmente o seu médico e faça exames periódicos.

Sinais e sintomas
 O câncer de mama apresenta sinais e sintomas que quando detectados precocemente, aumentam as chances de cura da doença. Os sintomas mais comuns são:
- Nódulo mamário ou um espessamento de parte da mama que a deixe diferente do tecido em volta;
- Secreção de sangue ou algum outro líquido pelo mamilo;
- Mudança no formato ou tamanho da mama;
- Mudança na pele da mama, como aparecimento de ondulações ou covas;
- Inversão do mamilo para dentro da mama;
- Descamação da pele dos mamilos;
- Vermelhidão ou corrosão da pele da mama, semelhante à casca de uma laranja;
- Mudanças de cor, reentrâncias ou enrugamentos em uma determinada área da mama;
- Presença de um ou mais nódulos nas axilas;
- Sensação de calor, rubor ou inchaço na mama.
É importante ressaltar que nem todo nódulo mamário é um câncer de mama. Cerca de 4 dentre 5 casos de nódulos mamários que são diagnosticados são benignos. Entretanto, é sempre importante que um médico faça o diagnóstico correto.
Os sintomas de câncer de mama masculino são bem semelhantes ao feminino e na suspeita, um médico sempre deve ser consultado.

COMO PREVENIR ?

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama é o AUTO-EXAME, mas não substitui o exame clínico feito pelo médico. 

O exame clínico, quando realizado por um médico , é capaz de detectar tumores superficiais de pequeno volume (1cm). Ele deve ser realizado anualmente, e o médico indicará a necessidade de mamografia.

O rastreamento do câncer de mama feito pela mamografia, com periodicidade de um a três anos, reduz significativamente a mortalidade em mulheres de 50 a 70 anos. As mulheres nesta faixa etária devem submeter-se ao exame anual ou semestral, sendo a mamografia indicada em casos suspeitos e de alto risco. 

O auto-exame das mamas visa estimular o cuidado da mulher com o seu próprio corpo e deve ser realizado regularmente no período entre os exames clínicos das mamas. A melhor época é uma semana após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais ou está amamentando o auto-exame deve ser feito em um mesmo dia de cada mês à sua livre escolha, como por exemplo, todo dia 15. Conhecendo sua mama, ela pode notar qualquer alteração.


O QUE É O AUTO-EXAME?  
É o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração. 


QUANDO FAZER?
Faça o auto-exame uma vez por mês. 
A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15. 


O QUE PROCURAR?

Diante do espelho: 
- Deformações ou alterações no formato das mamas 
- Abaulamentos ou retrações
- Ferida ao redor do mamilo

 No banho ou deitada: 
- Caroços nas mamas ou axilas
- Secreções pelos mamilos


COMO EXAMINAR SUAS MAMAS? 

Diante do espelho:
Eleve e abaixe os braços.
Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.


Durante o banho:
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila.
Faça o mesmo na mama esquerda. 
Deitada: 
Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.
Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.


E você , já vez o auto exame?
Não deixe de realizar esse simples toque !

“Quem se ama, se toca!”



Natalia Maria Squassoni
Fisioterapeuta 




Nenhum comentário:

Postar um comentário