quinta-feira, 12 de abril de 2012

FIBROMIALGIA

 A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração,ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça,tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos no
Corpo. Por estar relacionada às articulações, músculos e tendões, alguns médicos consideram a fibromialgia um tipo de reumatismo. As regiões mais afetadas são: ombros, braços, pescoço, quadril, pernas e região dorsal. Acomete mais as mulheres, com idades entre 40 e 60 anos.€ mais comum em pessoas que: sofreram lesões repetitivas, sofreram traumas, passaram por situações de grande estresse, e apresentam algumas doenças específicas, como Artrite reumatóide ou espinal e Lúpus eritematoso sistêmico.


Critérios para classificação da doença:

1) Presença de dor difusa pelo corpo definida como dor acima, abaixo ou em ambos os lados da cintura, com pelo menos três meses de duração, e comprometimento de pelo menos um segmento da coluna;

2) Presença de pelo menos 11 dos 18 tender points (9 pares, um de cada lado).


 1 - inserção do músculo suboccipital

2 - borda posterior do esternocleidomastóideo na projeção do processo transverso de C5

3 - região média da borda superior do trapézio

4 - inserção do supra-espinal acima da espinha da escápula, próximo ao bordo superior

5 - segunda costela, lateralmente a junção costocondral, na superfície superior

6 - 2cm distal ao epicôndilo lateral

7 - quadrante súpero-lateral da nádega, anteriormente ao músculo

8 - posteriormente a eminência trocanteriana

9 - gordura medial do joelho, proximal a interlinha articular

 O diagnóstico  é feito com base nas queixas de dor generalizada, e em mais de 11 pontos dos 18 pré-estabelecidos pelo Colégio  Americano de Reumatologia, por um período superior a 3 meses. Exames laboratoriais podem ser solicitados para excluir outras possíveis causas da dor, como diabetes ou hipertireoidismo, que podem simular a fibromialgia. Uma pessoa com fibromialgia pode não apresentar sintomas por longos períodos, mas fatores físicos e emocionais podem desencadear manifestações da doença ao longo de toda sua vida. É importante salientar que a presença de outra doença concomitante não exclui o diagnóstico de fibromialgia, e que, para ser considerado doloroso um ponto deverá sê-lo quando palpado com uma força aproximada de 4 kg. Ponto sensível não é doloroso; a palpação de outros pontos deve ter a mesma  intensidade de dor.


Locais das principais ocorrências de fibromialgia


A fibromialgia pode estar associada à fadiga intensa (síndrome da Fadiga Crônica), à irritação intestinal (síndrome do cólon irritável), á dor de cabeça (cefaléia), a condições que causam o movimento involuntário das pernas durante o sono (síndrome das pernas inquietas) e à presença de irritabilidade na bexiga. Por vezes o paciente relata inchaço das mãos e dedos arroxeados em ambientes frios (fenômeno de Raynaud).
É muito freqüente o paciente relatar dificuldades para dormir, o que resulta em sonolência diurna. Esse quadro é denominado de sono não restaurador, porque o paciente acorda de manhã cedo com a sensação de que dormiu mal e não descansou durante a noite. 
Não se pode deixar de mencionar as alterações do humor presentes na fibromialgia e que podem resultar em quadros de ansiedade e/ou depressão. Pessoas com fibromialgia ocasionalmente referem  diminuição na capacidade de se concentrar  e de executar tarefas comuns. Não há evidências de que esses  problemas se tornem mais sérios com o decorrer do tempo.
Nesse sentido, o tratamento é preventivo e terapêutico, e envolve cuidados multidisciplinares, como:
  • Atividade física (alongamento e fortalecimento muscular)
  • Massagem Relaxante
  • Acupuntura
  • Técnicas de relaxamento
  • Acompanhamento psicológico
  • Melhorar a qualidade de vida (alimentação, lazer, sono, trabalho)
  • Uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios (prescritos por profissionais).

 Efeitos maléficos da falta de exercícios físicos
Pessoas ditas sedentárias, ou seja, aquelas que não se exercitam, apresentam algumas das conseqüências observadas em pacientes que passam longos períodos acamados. É descrita uma tendência à perda do condicionamento muscular, à perda de massa óssea e ao ganho de peso com o passar da idade. Por esse motivo a pessoa com fibromialgia que é sedentária cansa-se mais fácil e apresenta mais sintomas de dor e sono não reparador. As conseqüências são a má postura, a queda no seu desempenho, as atividades diárias parecem mais difíceis de serem efetuadas e a pessoa fica desanimada e angustiada ao se ver em tal condição. Deve-se  portanto procurar uma saída nesse círculo vicioso de inatividade, dor e angústia. O que estiver ao alcance do paciente com fibromialgia é válido. Deve-se começar por algum ponto, ou seja, melhorar a dor, o condicionamento físico ou a postura mental. Como fazer exercícios é uma medida saudável e seus benefícios duradouros, comece hoje mesmo, com pelo menos uma caminhada diária de 15 minutos. O começo é sempre um desafio!



Sugestão de alguns exercícios físicos para Fibromialgia
Objetivos
·         Melhorar os sintomas de dor;
·         Evitar contrações dolorosas de grupos musculares;
·         Melhorar a força muscular;
·         Favorecer a coordenação motora para as atividades diárias;
·         Promover uma postura adequada;
·         Melhorar a disposição;
·         Auxiliar no controle de peso;
·         Auxiliar no controle de ansiedade;
·         Melhorar a auto-estima.

Aquecimento
Atua melhorando o aporte sangüíneo para os músculos e tendões, adequando a freqüência cardíaca e respiratória. Com isso melhora a resistência física para os exercícios ou mesmo para as atividades diárias que o indivíduo irá desempenhar.


Exercícios de Alongamento
São importantes para promover o equilíbrio, coordenação motora e melhorar a condição de dor.


Exercícios de Resistência
São importante para o condicionamento cardiovascular, controle de peso e fortalecimento muscular.


Relaxamento Muscular
Ao final de uma série de exercícios, são feitos alguns alongamentos e exercícios com a respiração que visa “desacelerar” o organismo para retornar à sua rotina.





E você, ainda irá ficar parado?
Comece hoje mesmo a se movimentar com qualidade de vida!



Natalia Maria Squassoni
Crefito 3/147004 F



Nenhum comentário:

Postar um comentário