quinta-feira, 17 de maio de 2012


O Papel da Fisioterapia na Prevenção de Quedas em Idoso.
Conforme vamos envelhecendo o nosso corpo vai sofrendo mudanças que muitas das vezes não são sentidas, até um episódio traumático.
O sistema muscular sofre com a gradativa perda de força, com maior percepção nos membros inferiores, assim como a falta de equilíbrio, que ocorre pela diminuição da base, diminuição também da capacidade visual e cárdio-respiratória, não tolerando tanto o esforço, assim como também a dificuldade de coordenar os movimentos.
As quedas estão entre as causas de óbito na terceira idade, porém quando não levam a tal conseqüência, podem gerar seqüelas, fraturas como a de colo de fêmur, insegurança e o medo de cair novamente.

As quedas podem ser causadas por fatores intrínsecos e extrínsecos.
Os fatores intrínsecos
são aqueles que não dependem diretamente do local aonde o indivíduo se encontrar e sim das patologias que ele possa ter, como doenças reumáticas, alterações visuais, cognitivas, hipotensão postural, síncope, dentre outras.
Os fatores extrínsecos
se relacionam à má iluminação do local, piso irregular, tapetes, degraus, móveis na passagem, calçados inadequados…
Porém as quedas que muitas vezes assustam podem ser evitadas através de um programa de fisioterapia que contenha exercícios físicos, instruções e orientações ao idoso e a família.
Antes de ser programado um plano de prevenção a quedas, o idoso deve visitar o médico, aonde uma avaliação será realizada pelo ponto de vista médico, quantificando o déficit que esse indivíduo apresenta.
O fisioterapeuta também realiza a sua avaliação, identificando os fatores de risco que ele apresenta, submetendo-o a testes em diversas condições, como olhos abertos ou fechados, pista irregular, caminhada na linha reta.
Poderemos também realizar um questionário com o paciente que nos ajudará, junto aos fatores já identificados, a traçar um plano de tratamento.
O programa de tratamento fisioterapêutico baseia-se no aumento ou ganho do equilíbrio, nas estratégias de arrumação do dormitório desse indivíduo, eliminando assim algum risco de queda, capacita-ló a realizar suas tarefas, diminuir possível medo existente com relação à outra queda, aumentar a sua base de sustentação gerando maior estabilidade.
Os exercícios a serem realizados serão adaptados a cada paciente, evoluindo de exercícios simples em solo estável para solo instável, marcha sem ou com obstáculos de acordo com a evolução do indivíduo. Podemos adaptar os exercícios e o local a condições de iluminação diferente para que o idoso possa ser submetido a várias situações do seu próprio dia-a-dia.
Devemos informar aos familiares as devidas mudanças que podem ser necessárias na moradia desses pacientes a fim de facilitar as suas atividades e prevenir as quedas.
A Fisioterapia Preventiva, ajuda para que os idosos consigam superar as constantes ameaças ao seu equilíbrio, não só melhorando suas capacidades funcionais como também lhes conscientizando de suas limitações, e sugerir algumas alterações em seus lares para lhes conferirem maior segurança, para que não sofram as quedas.

O ponto principal encontrado, é a prevenção de futuras quedas; o segundo é treinar os pacientes sobre como lidar com as quedas; o terceiro é recuperar a segurança e a auto estima do paciente idoso. Os fisioterapeutas identificam os fatores tanto intrínsecos como extrínsecos que aumentam a possibilidade da ocorrência de uma queda em uma pessoa idosa, também como nas suas conseqüências desde que estes fatores identificados sejam acessíveis às medidas da fisioterapia. Uma medida importante é ajudar o indivíduo da terceira idade a recuperar sua autoconfiança no que diz respeito a suas capacidades posturais. É necessário evitar a imobilização desnecessária e suas conseqüências, para diminuir os efeitos das futuras quedas. Para resumir os objetivos fisioterápicos nas pessoas da terceira idade que correm o risco de sofrer quedas são:
-> Melhorar a capacidade do indivíduo para resistir às ameaças ao seu equilíbrio;
-> Aumentar a segurança deste indivíduo em seu ambiente e;
-> Recuperar a confiança do paciente e das pessoas cuidadoras deste, no que diz respeito a sua capacidade de se locomover da maneira mais segura e eficaz em seu ambiente.
"Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé."
                                                                        George Sand.

                                                                                                                   
                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário