quarta-feira, 23 de maio de 2012


PORQUE AMAMENTAR???

Uma das etapas pela qual a maioria das mulheres passa é a gravidez, neste período é muito importante a futura mamãe ler e aprender sobre a amamentação, pois, o que ocorre muitas vezes, é a desistência de amamentar por falta de prática, de conhecimento e de apoio.

Atenção: não existe leite fraco. Todas as mães produzem leite materno suficiente para seu filho, a sua composição é feita de vitaminas, água, proteínas, gordura, açúcar e o mais importante, ele contém anticorpos e glóbulos brancos cujo leite em pó não possui.
O leite materno protege o bebê contra vômitos e diarréia, otites, meningite, alergias e infecções variadas.
Além disso, ele oferece vantagens para o bebê como, por exemplo, no desenvolvimento oral da criança, proporcionando um equilíbrio entre arcada dentária e língua, aumenta a ligação afetiva entre mãe e filho, etc, também oferece vantagens para a mãe como, por exemplo, na amamentação ocorre perda de calorias facilitando a voltar ao peso antes de engravidar, o útero volta ao seu tamanho normal rapidamente, e a praticidade acima de tudo, afinal, não precisa lavar mamadeira, esquentar o leite, ele já está pronto! E finalizando, o aleitamento materno também oferece vantagens para a família como, por exemplo, financeiramente, colocando na ponta do lápis os gastos de latas em pó durante o mês, observamos grande economia se for alimentado com o leite materno.

Vale lembrar que: o bebê que se alimenta no seio materno estimula: a respiração nasal, os músculos que participam da fala, e as funções responsáveis pela sucção, mastigação, e deglutição.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso exclusivo da amamentação até os seis meses de idade, depois disso, acrescenta-se bebidas e comidas e mantém o leite materno até pelo menos dois anos.

Entretanto, se o bebê for prematuro, pode ocorrer a falta de maturidade para sucção e consequentemente resultará na dificuldade de amamentar, aqui a presença de um(a) fonoaudiólogo(a) pode auxiliar nesta etapa, estimulando o bebê e orientando a mamãe.

Descreverei alguns dos vários mitos sobre a amamentação:
*Meu leite é fraco – como já relatei anteriormente, não existe leite fraco, ele tem aparência mais aguada, pois cada animal tem o leite para sua espécie, o leite da vaca tem consistência para o bezerro, o ser humano tem para seu bebê. O que pode ocorrer é pouca produção de leite, isso ocorre devido a falta de uso, “tudo o que não usa, atrofia”, por isso é necessário observar como está a pega do bebe no mamilo, se estiver incorreto, vai machucar a mãe e não vai sair leite, observar se a mãe realmente quer amamentar, quanto mais amamentar, mais produzirá leite materno.

A cerveja preta produz mais leite – é verdade, o que ocorre é que a cerveja acalma a mãe e o nível de ansiedade, nervosismo diminui e o fluxo do leite aumenta, mas isso ocorre com qualquer bebida alcoólica, isso não significa que a mãe deve tomar bebida alcoólica, pelo contrario, a bebida deve ser evitada ao máximo possível, o ideal é a mãe conseguir manter sua ansiedade e nervosismo baixo através de outros meios (conversas, passeios) e automaticamente o leite surgirá com mais facilidade.

Oferecer 15 minutos de cada mama durante a amamentação– o ideal é oferecer uma mama a cada mamada, trocando de mama apenas na próxima mamada. O aleitamento materno passa por determinadas fases, primeiro ele é aguado para cessar sua sede, depois todas as proteínas e vitaminas e por último é a gordura, onde mata a fome e o bebê engorda, por isso devemos obedecer cada mamada completa.

Não posso tomar água durante a amamentação, pois o leite ficará aguado – isso não é verdade, a mãe deve tomar água sempre que sentir necessidade, água só faz bem para a saúde.

O mais importante é a relação harmoniosa entre mãe e filho, é durante a amamentação que o elo se fortifica.

Se você está grávida ou teve seu filho e tem muitas dúvidas sobre este assunto, procure um profissional na área de amamentação para que ele possa esclarecê-las...

RENATA MUNIZ
CRFa 15565

Nenhum comentário:

Postar um comentário