terça-feira, 26 de junho de 2012


CHEGOU O INVERNO....E O CORPO DÓI?

O clima frio é um problema sério para quem sofre de algumas doenças crônicas. O Inverno está aí e para muita gente, pode trazer e ou acentuar problemas como dores na coluna, problemas de artrite, artrose, gota, LER, Dort, osteoporose, ciatalgia, hérnia de disco e fibromialgia, as gripes e resfriados e suas respectivas dores no corpo; quando a temperatura cai, quem tem dores crônicas costuma relatar que a intensidade aumenta. O fato é que no frio as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis. Queixas de desconforto nos ossos, articulações e músculos são muito comuns nos consultórios e as pessoas admitem que ficam sem disposição para a atividade física quando faz frio, o que é um erro para a saúde; encolher-se na tentativa de se aquecer gera tensão muscular e conseqüentemente contraturas musculares que logo desencadearão dores e mal estar pelo corpo, principalmente na região dos ombros, pescoço e coluna. Nada como permanecer parado em frente a uma lareira bem quentinha... mas essa não é a melhor opção para sentir-se melhor no inverno, portanto, vamos nos MEXER!!!! impedindo que o corpo enferruje nesta estação do ano. O exercício mexe com a musculatura e contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades. Antes de fazer qualquer exercício físico, o alongamento é essencial e no frio, sua importância é crucial para mobilizar ossos, músculos e nervos para que o sistema locomotor funcione plenamente e com toda a facilidade. O ideal é fazer alongamento pelo menos uma vez ao dia, todos os dias. Cada movimento, convém ser repetido três ou quatro vezes. No caso do alongamento ser praticado antes e depois da prática esportiva, é recomendável que a sessão dure cerca de dez minutos.

Pela manhã
Ainda na cama, estique bem os calcanhares, levando os dedos dos pés em direção às canelas para alongar a panturrilha ('batata' da perna) e evitar câimbras. Em seguida, faça movimentos com os pés como se acelerasse e desacelerasse o carro – esse exercício contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades.

Para movimentar e aquecer as mãos
Sentado em posição confortável ou mesmo em pé, deixe a palma de uma das mãos virada para cima. Com o polegar da outra mão massageie a região do punho com movimentos circulares. Inverta as mãos.
Para movimentar e aquecer pés e pernas Em pé, deixe os pés virados para frente, paralelos. Suba na ponta dos pés, volte aos calcanhares, mas sem tocar o chão. Faça o movimento como se tivesse duas molas embaixo dos calcanhares. Repita algumas vezes aumentando o ritmo. Hidroterapia: utiliza técnicas da fisioterapia em piscina aquecida e é excelente para idosos e portadores de dores ósseas, articulares e musculares.
Massagens ajudam a estimular a circulação e a “destravar” a musculatura enrijecida, aliviando as dores. Para quem sente dores crônicas, o ideal é fazer sessões semanais. Bolsas de água quente ou ducha morna no banho podem trazer alívio imediato para dores musculares e desconfortos provocados por artrose, artrite e fibromialgia, pode-sese utilizar aplicação local de calor que estimula a circulação e relaxa a musculatura. FISIOTERAPIA: Quem tem muitas dores com o frio ou doenças ósseas degenerativas, pode recorrer à sessões de FISIOTERAPIA e ACUPUNTURA como estratégia para aliviar o incômodo.


Agende já o seu horário!






Nenhum comentário:

Postar um comentário