sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Confira a matéria onde a Psicóloga Larissa Locachevic aqui da clínica tem uma participação.

Reta final de Avenida Brasil divide opiniões do público

Esta noite a rede Globo vai exibir o último capítulo da novela Avenida Brasil que tem batidos recordes de audiência, tendo até alavancado o restante da programação noturna da emissora. A vingança de Nina, quem foi o assassino de Max, qual será o fim de Carminha, quem vai ficar com quem, tudo isso tem sido um dos assuntos mais comentados entre os noveleiros brasileiros.
Qual é a expectativa das pessoas para o final da trama? O que os telespectadores acharam da novela? Qual será o desfecho e por que uma novela é capaz de mobilizar um país inteiro? A reportagem do Jornal Primeira Página conversou com alguns telespectadores que deram seus depoimentos sobre a novela.
“Avenida Brasil para mim foi uma novela muito interessante, diferente, com uma história forte. Apesar das cenas fortes o propósito foi muito bom. Começou com uma criança sendo jogada no lixão que mais tarde cresceu e teve, durante toda a trama, um enorme desejo de vingança. Inclusive achei que a novela fez um pouco de apologia à vingança. Com tudo que vem acontecendo, minha expectativa para o último capitulo é grande. Os autores sabem fazer suspense com o público. Creio que foi a Carminha que matou o Max, e ela ainda vai conseguir o perdão de todos”, conta a secretária de estúdio Kelly Oliveira.
“Gostei porque ela foi diferente de todas as outras, o bem não era tão bom e o mal nem tão ruim. Achei que coincide bastante com a realidade e mostra o que acontece com as pessoas reais. Os personagens não têm traços de vilão de novela, e sim de pessoas normais, às vezes até loucas”, comenta a estudante Daniela Rosim.
A estudante Gabriela Lima também aposta que a assassina de Max foi Carminha. “Acredito que tenha sido a maior vilã da novela a responsável pela morte do próprio amante. Sobre a vingança da Nina achei que foi muito sem limites. Ela exagerou a pontos de cometer crimes e passar por cima das pessoas queridas e da lei. Gostei da novela em termos, achei que tiveram muitas falhas grotescas que não gostei”.
Já o estudante Alexandre Machado espera um final feliz para Carminha. “Eu acho que a vilã deveria ser perdoada. Ela teve um passado muito injusto que a levou ter o comportamento que teve. Acho que o assassino do Max foi o Santiago. O motivo que me fez ver a novela do começo ao fim foi por ser uma história atual e sobre a vida de um jogador de futebol”.
Já Fernanda Segnini, estudante, assistiu alguns capítulos da novela, mas afirma que não deixa seus compromissos por causa da trama. O que não acontece com a estilista Maria Paula Miranda, que muitas vezes deixou de sair com os amigos para assistir aos capítulos da novela. “Na semana passada, por exemplo, passei o feriado todo colada na telinha. Perdi festas de aniversário e até mesmo churrasco com os amigos”.

Por que as pessoas se identificaram com a novela?
Para a psicóloga comportamental, Larissa Locachevic, o sucesso de Avenida Brasil se deve, entre outras coisas, à forma como o autor colocou a elite suburbana em primeiro plano, já que nas demais novelas o subúrbio era colocado em segundo lugar.
“Em Avenida Brasil o público se envolveu, pois viu algo que nunca tinha sido mostrado até então, a realidade do povo do subúrbio e da elite suburbana ser tratada em primeiro plano. A intensidade de sentimentos também foi um fator relevante na novela. A vingança, amor, ódio e revolta de um marido passivo que descobriu uma traição. Tufão foi um personagem que mexeu muito com as pessoas, pois mostrava um homem de bom caráter, que ama e se preocupa com sua família e que foi enganado pela esposa. As pessoas se colocavam no lugar dele, gerando uma grande revolta pela vilã da novela. Já Nina representava uma boa moça, trabalhadora, que vivia um grande amor, mas que também tinha sentimentos ruins, como a vingança, e isso também acontece com as pessoas”.
Sobre a vingança da personagem Nina pela sua madrasta Carminha, Larissa diz que o sentimento ruim foi fruto de um sofrimento e um trauma muito grande vivido por ela na infância e dá a dica para as pessoas que se identificaram com a história.
“A menina perdeu o pai e foi levada para morar num lixão. Mesmo depois de muitos anos, Nina vivia os resquícios desse sofrimento, ou seja, a vontade de se vingar. Mesmo pessoas de bom caráter podem ter sentimentos assim, tal como a Nina. É natural diante de situações desse tipo. O que devemos estar atentos é como vamos lidar com esse sentimento, quais os rumos que ele tomará na nossa vida. No caso de Nina o sentimento de vingança se uniu ao sentimento de carinho por uma família que ela queria ajudar, sendo assim ela viveu em função disso”.
“Devemos refletir, até que ponto isso é saudável? Quais prejuízos e benefícios sentimentos assim trazem para nossa vida? Quando temos sentimentos desse tipo é importante ficarmos atentos e não perder a qualidade de vida e a busca por nossos objetivos por conta de sentimentos que podem nos fazer mal”, diz Larissa.
A psicóloga afirma que a realidade abordada na novela condiz com a realidade da vida real. “Existem pessoas boas e até ingênuas que acabam sendo enganadas como foi o caso de Ivana e Tufão, pessoas boas, mas com sentimentos controversos como Nina e Jorginho e pessoas más que querem se aproveitar dos demais, como Carminha e Max. Quando as pessoas se identificam com os personagens, se colocam no lugar deles e imaginam como se comportariam se estivessem vivendo as mesmas situações, elas se envolvem e a novela acaba sendo um grande sucesso”. (Patrícia Ribeiro)

Influências: Novela também dita moda
Diante das roupas coloridas, unhas pintadas de forma diferenciada e muitos outros fatores, é possível perceber que a novela tem algumas influências sobre a moda brasileira.
A estilista Maria Paula Miranda explica que isso realmente ocorre no país. “Aqui no Brasil a televisão é formadora de opinião. Com isso, as pessoas se deixam influenciar bastante por esse veículo e isso acaba refletindo também no ramo da moda. Nesta novela, por exemplo, a personagem de Isis Valverde (Suelen) criou uma nova tribo: a das piriguetes. Hoje temos marcas voltadas exclusivamente para este público. Os maxi colares já haviam sido propostos cerca de dois anos atrás como tendência, mas só agora com as esposas do Cadinho (Alexandre Borges) usando, ele se tornou popular”. (Mariana Braga)

Fontes: http://jornalpp.com.br/cultura/item/21516-reta-final-de-avenida-brasil-divide-opini%C3%B5es-do-p%C3%BAblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário