quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Hein?? Mitos na internet


Hoje a informação está mais acessível à população, mas infelizmente não inventaram um filtro, principalmente na internet, separando conteúdos verdadeiros de falsos.
As redes sociais são portais onde tudo pode ser escrito, inclusive muita baboseira!  O intuito deste post aqui no blog é para você poder se informar melhor, e só compartilhar o que realmente procede J
Vamos lá....
#Fake 1: O milagre da Água Oxigenada
Quem nunca recebeu no seu mural essa postagem:

Dá até arrepio de ler esse texto. A pessoa que começou a propagar isso deveria ser indiciada criminalmente. A água oxigenada na boca, em uso indiscriminado, queima a mucosa, pode levar a necrose de papilas, desmineraliza o esmalte dentário, enfim, bochechos diários seriam como doses diárias de veneno.
O peróxido de hidrogênio que usamos para fazer o clareamento dental tem concentrações diferentes ao vendido na farmácia, além de contarem com espessantes que não deixam esse ácido escorrer na gengiva. Vale lembrar que esse procedimento deve SEMPRE ser acompanhado por um cirurgião dentista, que irá avaliar a reação do organismo da pessoa frente ao tratamento.
 Quando nos cortamos, os especialistas afirmam que devemos limpar a ferida, lavando-a bem com água ou soro fisiológico, e em seguida, procurar um médico. Dependendo do corte, a água oxigenada poderá atrapalhar no futuro processo de cicatrização da ferida.
Para higienizar a escova, indico o uso de spray de clorexidina e sempre guardá-la em local fechado para não ter contato com as bactérias que ficam no ar ao apertar a descarga.
Hoje, em ambientes hospitalares também se usa mais a clorexidina do que água oxigenada para desinfecção.
Pesquisas estão sendo feitas para comprovar a relação entre água oxigenada e fator pré-cancerígeno, explicando em miúdos, ela pode induzir a carcinomas na boca, língua e trato digestivo se engolida.
Enfim, lógico que a água oxigenada é indicada em alguns casos (como em uma doença na cavidade bucal chama da GUNA), mas é tudo sempre com muito controle e doses adequadas.
Não acreditem em tudo que postado na internet. E muito menos compartilhem informações como essa se você não tem certeza.  Saúde não é brincadeira, e infelizmente, a cura não é a água oxigenada. ;)




Até a próxima, com o #fake2 !


                                                                                                              Daniele Ditomaso
                                                                                                              Cirurgiã Dentista
                                                                                                              CROSP 92419 

Nenhum comentário:

Postar um comentário