Conheça um pouco sobre o que incomoda tanto as mulheres no verão.
A temível celulite.......
A celulite
A celulite atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de "casca de laranja" causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema.As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.
Como se forma a celulite
No nosso organismo, algumas células têm a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessário. São os adipócitos (celulas gordurosas). Estas células se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Nas mulheres, esta camada apresenta fibras ligando a superfície ao tecido mais profundo, como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de "furinhos", que é característico da celulite.
Além disso, fatores como a hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, provocando uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superfície da pele, que leva ao aspecto visual de "casca de laranja".
A celulite pode estar, ou não, associada à obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.
A classificação da celulite
Para efeito de classificação, a celulite pode ser dividida em:
· Celulite Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.
· Celulite Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.
· Celulite Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local.
Localização da celulite
A celulite pode se localizar em várias regiões do corpo. Existe uma predileção pela região glútea, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdômen, a nuca, a parte posterior e lateral dos braços e a face interna dos joelhos. Mas em pessoas predispostas, pode atingir até mesmo os tornozelos.
Fatores que favorecem o aparecimento de Celulite
· Predisposição genética
· Fatores hormonais, pois antes da menstruacão o aspecto da celulite fica pior assim como durante os ciclos há um aumento do tecido adiposo na região do quadril.
· Má alimentação, pouca água, alimentos gordurosos, refrigerantes.
· Vida sedentária.
Combatendo a celulite
Purificar o organismo
Devemos saber que a celulite não é apenas um problema estético, e sim que ela é um indicativo de que nosso organismo não está funcionando muito bem. A celulite é o resultado de uma alteração no processo de regeneração dos tecidos da pele causada pelo excesso de radicais livres no organismo provenientes, muitas vezes, da má alimentação e do excesso de toxinas que recebemos no cotidiano. Uma forma importante para combater essas deficiências na alimentação é fazer a purificação do organismo tomando sucos naturais de vegetais, como aipo e espinafre, antes de cada refeição. Evite frutas e verduras que não estão na estação, esses alimentos possuem maior quantidade de toxinas.
Nutriente essencial
A falta do ferro em seu organismo, alem de causar anemia, favorece o surgimento de celulites. É de suma importância que alimentos ricos nesse nutriente façam parte de sua dieta diária.
Evite sal em excesso
Reduzir a ingestão de sal é um passo importantíssimo no combate contra a celulite, este mineral favorece a má circulação sanguinea e ainda atrapalha na eliminação de toxinas. Reduza também o consumo de sódio em geral, presente nos produtos embutidos e pré-cozidos. Como alternativa use temperos naturais para dar sabor aos alimentos.
Chás, uma forte aliado
Plantas medicinais e eficazes para eliminar líquidos e toxinas como a sálvia, menta, espinho branco e o chá verde são fortes aliados na luta contra a celulite.
Cuidado com o peso
Evite, porém, consumir alimentos gordurosos, pois a gordura aumenta o tamanho das células danificando ainda mais os tecidos já afetados. A celulite não é um problema exclusivo de mulheres magras ou acima do peso. Evite alimentos gordurosos pois a gordura influi na estrutura celular danificando ainda mais os tecidos afetados pela celulite. Cuidado com as dietas, mesmo com objetivos distintos, as dietas de engorda ou de emagrecer podem acelerar o surgimento de celulites.
Tome bastante água
O consumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para o combate contra a celulite, seu consumo ajuda a limpar o organismo e o mantém hidratado. A hidratação ajuda na digestão de alimentos e circulação e muitas outras coisas.
Natural é sempre melhor
Frutas cítricas, verduras verde escuras e oleaginosas, são fontes de vitamina A, C e E e combatem os radicais livres. Prefira sempre alimentos cozidos ao vapor, integrais e crus, os alimentos fritos, com conservantes ou refinados aumentam o acumolo de toxinas e ajudam na formação de celulites.
Ajude seu Intestino
Alimentos ricos em fibras como cereais integrais, frutas e verduras, facilitam a movimentação no intestino ajudando a limpar o organismo.
Consuma potássio
Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.
Atente para o modo de preparo
A forma com que cozinhamos nossa comida também pode ajudar. Para carnes e peixes utilize a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. Carnes magras possuem proteínas que ajudam na formação de músculos. Sempre que possível coma verguras cruas e evite fritar os ovos.
Tratamento
Alguns dos tratamentos utilizados, lembrando-se que primordialmente dependerá em uma mudança de estilo de vida da paciente, começando com hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos e dieta balanceada.
- Drenagem Linfática Manual
- Aplicação de Ultra Som
- Massagem Modeladora
- Acupuntura.
Não perca mais tempo, agende seu horário!
Natália Maria Squassoni
Fisioterapeuta
Natália Maria Squassoni
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário