segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CUIDE DA SUA AUDIÇÃO NO CARNAVAL!!!

O carnaval está chegando e devemos nos preocupar com nossa saúde, a alegria, o entusiasmo toma conta das pessoas e esquecemos alguns detalhes como, por exemplo, a saúde auditiva, o que muitos não sabem é que o barulho que é proporcionado em cada noite de carnaval merece muita atenção, para entendermos melhor sobre o assunto vamos exemplificar como: em uma conversa normal o nível de intensidade sonora é de 50 a 70 decibéis (dB),variando de pessoa para pessoa, já um show de rock tem um nível de intensidade sonora de 100 a 120 dB, agora, incrivelmente um trio elétrico tem um nível de intensidade sonora de 130 dB, este mesmo valor é dado para o barulho de um jato decolando...
A exposição ao som muito alto pode causar trauma sonoro agudo, causando uma perda temporária ou permanente. Este trauma ocorre, pois as células que captam os sons de alta freqüência e que ficam na cóclea (ouvido interno), são lesadas prejudicando a percepção do som.
Depois de um tempo exposto ao som elevado, as pessoas tem a sensação de ouvido entupido, referem ao som como “abafado”, a audição diminui e muitas vezes há presença de zumbido no ouvido afetado.
ZUMBIDO é a presença de um som que não está sendo gerado pelo ambiente, podendo ser um chiado parecido com o barulho da chuva, um apito ou assovio.
Em geral, a recuperação ocorre em 2 ou 3 dias após a exposição sonora, porém, se o som for muito alto, pode ocorrer a perda imediata da audição.
RECOMENDAÇÃO: assim como nosso corpo, o ouvido também precisa descansar, a orientação mais adequada é de sair de perto do barulho a cada 10 ou 15 min para as células auditivas descansarem e só então depois disso, voltar para a folia do carnaval.
Os músicos devem utilizar protetor auricular, protegendo-se da excessiva exposição ao som evitando micro lesões que irão se somar levando a perda progressiva da audição.
Resumindo, o carnaval é uma época de agito, mas não podemos nos descuidar, precisamos ficar atentos ao que o nosso corpo está pedindo, bebendo muita água para não desidratar, descanso se for preciso e responsabilidade acima de tudo.


Texto escrito pela Fonoaudióloga:   RENATA  MUNIZ
                                                             CRFa 15565

Nenhum comentário:

Postar um comentário